Nossas Pesquisas

Os membros do Gecimp desenvolvem pesquisas em diversos níveis e atuam de formas variadas nestas pesquisas. Os pesquisadores coordenam projetos próprios e também supervisionam pós-doutorado, orientam e coorientam doutorandos, mestrandos e graduandos (estes como pesquisas de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso, Monitorias, Projetos de Extensão, entre outros…) Estas atividades têm gerado, para além de trabalhos acadêmicos, relatórios de Iniciação Científica, monografias de conclusão de cursos de Graduação, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, além de artigos em periódicos, livros, capítulos de livros e coletâneas.

Parte dessa produção pode ser conferida ou acessada na seção publicação e, em outros casos, nos currículos lattes dos respectivos membros.

Pesquisas em andamento no Grupo

Pesquisas em andamento

LEMBRANÇAS REVISITADAS: perfazendo os caminhos dos reitores da UFPB

 

Descrição: Cada época opta por um passado, cada existência nova transfigura a herança que dele recebe, atribuindo-lhe um novo futuro, conferindo-lhe um novo significado”. (ARON, Raymond) O tempo da memória é social e cultural. O indivíduo lembra aquilo que o grupo transmite e aquilo que vive e signifique. Assim, tempo e espaço existem nas lembranças. O tema memória vem ganhando espaço, principalmente pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. A necessidade de possibilitar o acesso aos registros produzidos pelo esquecimento ao decorrer do tempo proporcionou a criação das instituições de memória, que deveriam preservar os registros do conhecimento humano nas suas mais diversas formas de materialização (RODRIGUES, 2012, p.495). A memória institucional, por sua vez, possibilita a construção de significados no ambiente organizacional. O impulso no desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, observado nas últimas décadas, provocou a ruptura das noções de tempo e espaço e profundas mudanças nas relações sociais, nas formas de ver, ouvir, sentir e se relacionar. De acordo com Almeida (2006, p.33), este é um tempo de opções; de unicidade e pluralismo; de combinação de tradição e inovações; de deslocamento dos indivíduos em relação aos seus referenciais normativos; de carência de modelos identificatórios. A memória institucional é o tema deste projeto e sua relação com a realidade sociocultural na qual está inserida a questão que pretendemos investigar. Ou seja, a partir da documentação escrita em atas esboçar-se-á uma síntese da Memória dos Reitores da UFPB, de suas relações variáveis com a estrutura social e cultural. Nessa travessia a memória poderá (ou não) confirmar e legitimar o que já é conhecido, e ainda propiciar novas concepções a respeito de sua existência. Assim, o trabalho da memória vai se compondo através da documentação escrita nas atas, reportagens discursos e, também, em entrevistas e depoimentos com alguns reitores da UFPB, articulando memória com a lembrança. Deste modo, entram em cena os aspectos instituintes que concorreram para que a UFPB tomasse forma, lançando sobre eles um olhar processual, na perspectiva do tempo. Prática que tem ocorrido em várias IES no Brasil, a exemplo da UFBA; UFRN, USP; UFMG; PUC-SP; UFRJ; UNB, entre tantas outras cuja preocupação com suas memórias fizeram instituir, seus Centros de Memórias, enquanto política institucional.

NOS TEARES DA MEMÓRIA: percorrendo os caminhos do livro, do autor, do leitor, das
editoras, das livrarias e bibliotecas na Paraíba do século XX

 

Descrição: Investiga a relação de escritores, leitores, livreiros e editoras buscando compreender os encontros e desencontros culturais capazes de gerar a economia criativa na Paraíba do Séc. XX, evocando personagens e estabelecimentos considerando o tempo e espaço.

 
 

Orientações de pesquisa em andamento

Doutorado

Alba Lígia de Almeida Silva

Flora Constance Fernandes de Moura

Luciana de Ataíde Dias Santiago

Matheus José Pessoa de Andrade

Tassyara Onofre de Oliveira

Mestrado

Alexandre Daher Ferreira Sales

Roniele Victor

Doutorado

Natanael Sobral

Milène Tanferri

Pablo Soledade

Patrícia Reis

Daniel Branco

Mestrado

Leandro Coutinho

Graduação

Eduardo Abbud

PIBIC/UFBA

Adrianne Costa de Jesus Barreto

PIBIC/FAPESB

Edmeia Laurentina Viana

PIBIC/UEPB

Maria Eduarda de Oliveira Santos

Descrição: Representação física e temática de ferramentas de internet produtoras de cordéis digitaispromovendo a ampliação do acervo da Biblioteca de Obras Raras Àtila Almeida (BORAA) da UEPB

Extensão/UEPB

Bianca de Sousa Silva

Bonaldo Fernandes Alves Filho 

Descrição: Divulgação eletrônica: a web promovendo o curso de Arquivologia da UEPB

Palloma Raphaely Carvalho Alves

Descrição: Socialização do uso de bases de dados científicas no âmbito das pesquisas acadêmica e escolar para as comunidades do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba e da escola estadual de ensino médio José Lins do Rêgo: desafios na formação de novos pesquisadores.

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve

Em breve